terça-feira, 8 de abril de 2014

Sobre estar solteira



Eu costumo dizer que tem mulher casada que gosta do status de ser casada.

Algumas estufam o peito e dizem com orgulho: “Eu não, eu sou uma mulher casada, comigo é diferente.”.

Possivelmente dizendo-se assim é o mesmo dar o seguinte recado às mulheres solteiras: “Com vocês é permitido, afinal de contas, vocês não têm uma aliança no dedo!”.

Amigos e leitores do meu renascido blogue: qual o valor de um relacionamento? Que preço as pessoas pagam para se converterem às eternas imposições da sociedade? E por que os solteiros são tão estigmatizados? Por que sempre temos que ouvir: “mas você vem sozinha?”, “chama Fulano pra vir com você!”.

Nestes meus longos meses de solteirice, tenho observado, buscando material para os meus posts nunca escritos, quantos relacionamentos verdadeiramente, se fundam no sentimento sincero, de ficarem juntos, por amor.

Não estou falando de amor de novela, de beijo na chuva e de finais de hollwoodianos, porque, de fato, esses só existem na ficção ou são contados por aquela amiga que todos têm que só conta coisas boas do relacionamento. 

Não falo também de entregar-se a um namoro somente por carência e continuar acomodado nele porque a vida não vai te preparar mais nada.

Não falo também de ficar atrelado a um relacionamento doentio, onde a única prova de amor é o ciúme e existe um desequilíbrio emocional tão grande, que um cede tanto e o outro fica sem receber quase nada.

Tampouco falo da manipulação emocional. Nesse tipo de relacionamento, uma das partes molda o outro segundo seu gosto pessoal, e este, por ser suscetível e influenciável, nem vê que está ficando despersonalizado.

Falo da vontade de ficar juntos e seguir a vida lado a lado, respeitando a solidão intrínseca de cada ser humano. Cientes de que o "pra sempre", pode acabar e que teremos que nos refazer novamente. Juntar os pedacinhos dentro de nós que sobraram e formar novamente o vitral de nossas vidas. Mas, claro, viver o que vida tem para oferecer, pois, pessimismo demais, não combina com essas projeções.

Ser ou estar solteira nunca foi defeito. Defeito é não respeitar a individualidade das pessoas e nesse quesito a sociedade ainda vai demorar muito para evoluir. Ainda bem que eu estou evoluindo.

0 comentários: